Tem quem ame, tem quem prefira evitar, eu, pessoalmente, não acho necessário. Mesmo os modelos mais bonitos, muitas vezes, não agregam tanto valor à mesa posta e, no fim das contas, acabam cumprindo mais um papel decorativo do que funcional.

Quando pensamos em mesa posta, o ideal é investir em peças duráveis e versáteis, aquelas que permitem diferentes combinações e fazem o seu investimento realmente valer a pena.

Mas se você é do time que não abre mão desse acessório, aqui vão algumas dicas para escolher os melhores modelos:

Versáteis e resistentes

Os porta-guardanapos mais funcionais são aqueles que se adaptam a diferentes estilos, seja uma mesa rústica ou sofisticada. Materiais naturais como rattan, couro, madeira, cerâmica e ferro são excelentes escolhas. Eles garantem resistência, sofisticação e combinam facilmente com guardanapos lisos ou estampados.

Temáticos e de plástico: cuidado!

Aqui vai um alerta: os modelos temáticos podem limitar muito o uso, deixando a mesa caricata dependendo da ocasião. Se essa for a intenção, tudo certo, mas é importante lembrar que, na próxima Páscoa, por exemplo, você talvez já não queira usar o mesmo porta-guardanapo de coelho. Esse tipo de compra gera um consumo desnecessário e, sendo plástico, a reciclagem é quase impossível.


Hoje é comum encontrar itens de mesa posta vendidos em kits, onde o jogo americano, o guardanapo e o porta-guardanapo acompanham estampas temáticas e combinam entre si. Embora isso facilite a decoração inicial, pode limitar sua criatividade para novas composições.

Mesa posta é também um convite à criatividade: ouse nas texturas, cores e formatos, não se prenda a conjuntos prontos. Crie, experimente e consuma de forma consciente.